Apresentação
   Missão e Visão
   Estatuto
   Estrutura Organizacional
   Conselho Consultivo
   Agências Reguladoras
   Exportação
   Informação Tecnológica
   Metrologia Cientifica
   Qualidade
   Orgãos Governamentais
     
 
 
     
 



A disposição de rejeitos de mineração desaguados em forma de pilha

A disposição de rejeitos em forma de pilha é subdividida em duas categorias principais. A primeira abrange o empilhamento de rejeitos desaguados dispostos mecanicamente, no qual o rejeito passa por processos de remoção de água antes de ser disposto, independentemente do método específico utilizado. A segunda categoria refere-se ao empilhamento de rejeitos desaguados dispostos hidraulicamente, sem a presença ou a operação de reservatório permanente.


 



A determinação das características técnicas do desempenho dos jato-ventiladores

O uso do chamado jato-ventilador para auxiliar no controle da qualidade do ar em túneis de veículos e trens tem se tornado cada vez mais popular. Métodos longitudinais de ventilação podem apresentar vantagens tanto em termos de custo de capital quanto de operação em comparação a sistemas alternativos. O controle de fumaça e poluição em condições de emergência pode ser prontamente fornecido. Jato-ventiladores também podem ser usados para ventilação e controle de fumaça em estacionamentos fechados.


 



O projeto dos sistemas de fôrmas e de escoramentos para estruturas de concreto

Os sistemas de fôrmas e de escoramentos devem ser projetados de acordo com a norma. Tratando-se de estruturas de madeira ou aço, deve-se também atender às NBR 7190-1 e NBR 8800, respectivamente. Se for utilizado outro material, atender à norma técnica aplicável. Os projetos dos sistemas de fôrmas e de escoramentos devem ser desenvolvidos por profissionais habilitados e devem especificar as propriedades dos materiais considerados, como tipo e espessura das chapas de compensado, espécie de madeira serrada, pregos, barras de ancoragem, perfis metálicos, aprumadores, entre outros.


 



IEC 62849: os métodos de avaliação de desempenho de robôs domésticos

Publicada pela International Electrotechnical Commission (IEC) em 2025, essa norma fornece os métodos de teste e avaliação de desempenho para as características comuns de robôs para uso doméstico e similar, cujas especificações físicas devem atender aos seguintes requisitos: altura: máximo de 1,75 m; dimensões: largura máxima de 700 mm (para passar por portas); velocidade: máximo de 1,5 m/s; e robôs com rodas ou esteiras apoiados no piso.


 



As boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais dos serviços de alimentação

Nos estabelecimentos de serviços de alimentação, a implementação de procedimentos higiênico-sanitários na produção de alimentos, aliada à adoção de boas práticas e procedimentos operacionais padronizados (POP), revela-se essencial. A legislação sanitária nacional em vigor confere suporte a essas exigências. São definidos os parâmetros indispensáveis para a demonstração da implementação eficaz dessas exigências legais, abarcando os controles operacionais essenciais à qualidade higiênico-sanitária dos alimentos produzidos.