Apresentação
   Missão e Visão
   Estatuto
   Estrutura Organizacional
   Conselho Consultivo
   Agências Reguladoras
   Exportação
   Informação Tecnológica
   Metrologia Cientifica
   Qualidade
   Orgãos Governamentais
     
 
 
     
 



A qualificação e a certificação de operadores de guindastes em trabalho onshore

O operador é um profissional capacitado e certificado em mobilizar, desmobilizar, preparar e operar o equipamento. O plano de movimentação de carga (plano de rigging) envolve o planejamento formalizado de uma movimentação com um ou mais equipamentos de guindar móvel ou fixo, visando à otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros) para se evitar acidentes, incidentes e perdas.


 



As características elétricas dos transformadores para redes aéreas de distribuição

São estabelecidos os parâmetros elétricos e mecânicos dos transformadores aplicáveis a redes aéreas de distribuição, nas tensões primárias até 36,2 kV e nas tensões secundárias usuais dos transformadores monofásicos e trifásicos, com enrolamento de cobre ou alumínio, imersos em líquido isolante com resfriamento natural. As potências nominais dos transformadores monofásicos: 5 kVA; 10 kVA; 15 kVA; 25 kVA; 37,5 kVA; 50 kVA; 75 kVA e 100 kVA; e dos trifásicos: 15 kVA; 30 kVA; 45 kVA; 75 kVA; 112,5 kVA; 150 kVA; 225 kVA e 300 kVA.


 



A especificação técnica do hipoclorito de cálcio para tratamento de água e efluentes

O hipoclorito de cálcio é extremamente reativo e não pode entrar em contato com óleos, graxas, tintas, solventes, hidrocarbonetos e produtos químicos em geral, para evitar a ocorrência de reações violentas. A água e outros líquidos em pequena quantidade, bem como umidade, também podem provocar reações violentas com o produto.


 



IEC 60601-2-16: os equipamentos de hemodiálise, hemodiafiltração e hemofiltração

Essa norma, publicada pela International Electrotechnical Commission (IEC) em 2025, aplica-se à segurança básica e desempenho essencial de equipamentos de hemodiálise, hemodiafiltração e hemofiltração, destinados ao uso por equipe médica ou sob a supervisão de especialistas médicos, incluindo equipamentos de hemodiálise operados pelo paciente, independentemente de o equipamento de hemodiálise ser usado em ambiente hospitalar ou doméstico.


 



A metodologia de análise sensorial para os cafés torrados

A metodologia de análise sensorial para café torrado, na qual o pó e a bebida já preparados são analisados quanto aos atributos sensoriais, serve para classificar o café de acordo com os estilos. Os sabores característicos do café se traduzem pela percepção de equilíbrio e harmonia da bebida durante e após a degustação. Podem incluir amargor típico, mas não o resultante da excessiva torra do grão (ou carbonização); presença não preponderante do sabor de defeitos (verdes escuros, pretos, ardidos, preto-verdes) ou inexistência do gosto azedo.