Apresentação
   Missão e Visão
   Estatuto
   Estrutura Organizacional
   Conselho Consultivo
   Agências Reguladoras
   Exportação
   Informação Tecnológica
   Metrologia Cientifica
   Qualidade
   Orgãos Governamentais
     
 
 
     
 



Os tubos de PVC não plastificados

Quais os símbolos e termos abreviados adotados nessa norma? Quais as dimensões do alojamento do anel removível? Qual a resistência ao impacto? Qual deve ser o plano de amostragem para ensaios não destrutivos? Como deve ser executado o ensaio de estanqueidade da junta elástica com deflexão angular e aplicação de vácuo parcial interno? Essas questões estão sendo apresentadas no texto sobre os requisitos dos tubos e conexões de PVC não plastificados.


 



Os elementos de vedação com base elastomérica

Como deve ser feito o ensaio de envelhecimento acelerado ao ar? Como deve ser realizada a determinação da deformação por compressão em água quente? Quais são os ensaios para qualificação de elementos de vedação de elastômero para sistemas de abastecimento de água fria? Quais são os ensaios de recebimento de lotes de elementos de vedação de elastômero para instalações e sistemas de abastecimento de água quente? Como deve ser executada a determinação do alívio de tensões sob tração? Esses questionamentos estão sendo mostrados no texto sobre os requisitos dos elementos de vedação com base elastomérica.


 



As fontes alternativas de água não potável em edificações

Em consulta nacional (se quiser conhecer e participar do projeto em consulta nacional, [link_consulta_nacional]), o projeto da NBR 16783 - Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações estabelece os procedimentos e os requisitos para caracterização, dimensionamento, uso, operação e manutenção de sistemas de fontes alternativas de água não potável em edificações. Essa norma não é aplicável ao uso para suprimento de demandas potáveis, uso para irrigação agrícola ou florestal, processos industriais ou quaisquer outros usos não previstos nesta norma.


 



BS EN 10277: as condições técnicas de entrega dos aços brilhantes

Essa norma europeia, publicada em 2018 pela British Standards Institution (BSI), fornece as condições técnicas de fornecimento para barras de aço brilhantes que são geralmente destinadas a finalidades mecânicas, normalmente em peças de máquinas. Especifica os requisitos técnicos de entrega para barras de aço brilhantes nas condições trefiladas, descascadas/viradas ou trituradas e destinadas a finalidades mecânicas.


 



A fabricação de estruturas de aço e de mistas de aço e concreto

Em consulta nacional (se quiser conhecer e participar do projeto em consulta nacional, [link_consulta_nacional]), o projeto da NBR 16775 - Estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço - Gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem - Requisitos especifica os requisitos para a gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço.